sábado, 8 de janeiro de 2011

MORENA MALAGUETA: Contando história...

HISTÓRIA DO BIQUINI

Se existe um setor de vestuário em que o Brasil desponta e é líder, sem sobra de dúvidas é o de MODA PRAIA. Fabricamos e consumimos como nenhum outro país, além de estarmos sempre a frente de pesquisas de modelagens e tecnologia, sempre inovando a cada estação. Os nossos biquínis são conhecidos e temos reconhecimento mundial, pelo nosso estilo muito próprio, pela qualidade e principalmente pela criatividade que é nosso diferencial.

Apesar de tudo isso e por termos dado esta identidade toda própria, não fomos nós quem o inventamos... Quem o fez, foi o estilista francês LOUIS RÉARD que o batizou com o nome de BIKINI, um pequeno atol no Oceano Pacífico, local em que os americanos realizavam testes atômicos em 1946. O lançamento oficial foi em 26 de Junho de 1946, e causou o efeito de uma verdadeira bomba. E por conta disso a famosa Editora de Moda Diana Vreeland (1903/1989) certa vez disse que o biquíni “é a mais importante invenção do século 20, depois da bomba atômica”

Tendo tido como descrição por um jornal da época como “quatro triângulos de nada” (rs...), provocando um frenezee em torno do traje, o biquíni (pasmem!!!) não emplacou, tendo sido considerado um verdadeiro escândalo para os padrões de moda da época. Sua primeira versão era em tecido de algodão com uma estampa que imitava uma página de jornal e SUPER comportado, se comparado aos padrões atuais. Para Louis foi uma dificuldade encontrar alguém que quisesse vincular sua imagem ao traje, através de registros fotográficos, e a única corajosa a encarar esse desafio foi a stripper, Micheline Bernardini.

Nos anos 50, atrizes de cinema e pin-ups americanas foram as maiores divulgadoras da peça, sendo mais precisamente em 1956 imortalizado por Brigitte Bardot no filme “E Deus Criou a Mulher”, ao usar um modelo xadrez vichy complementado por babadinhos (e eles continuam na moda...)

Somente no final dos anos 50 foi que o Brasil aderiu a moda, sendo adotado por vedetes como Verônica e Norma Tamar, que reuniam multidões nas areias em frente ao Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e tão logo aderido pela maioria pela sensualidade do mais brasileiro dos trajes de moda.

Nos anos 60, mais precisamente no ano de 1962, no filme “007 Contra o Satânico Dr. No”

A atriz Úrsula Andress entrou para a história d o biquíni usando um poderoso modelo. Em 1964 o design Rudi Gernreich faz surgir o topless, eliminando a parte de cima da peça, numa ousadia ainda maior. No Brasil essa moda não pegou tanto quanto na Europa, ainda assim, o então Prefeito de São Paulo, Preste Maia, proibiu o uso em piscinas públicas. Nesta mesma década foi adotado pela maioria e recebeu o nome de “engana-mamãe”, foi um modelo cuja característica era sua frente parecida com um maiô, pois possuía uma espécie de tira ligando as partes de cima e de baixo, e atrás um perfeito biquíni.

Porém foi nos anos 70 que surgiu um novo modelo brasileiríssimo, ainda menor alterando todo o cenário e conquistando o mundo: a TANGA . Nesta época a musa das tangas nas praias cariocas era Rose Di Primo.

Já nos anos 80 foram surgindo diversas variações, o provocante Enroladinho, Asa-Delta, o de Lacinho nas Laterais, além do nosso ADORADO soutien Cortininha, E como o biquíni tendenciava a ser cada vez menor surge o Fio-Dental, o que ainda é considerado o imbatível na preferência nacional. Nesta época nossa musa era a então Monique Evans, adepta do topless e nos mais minúsculos biquínis.

Na década de 90, a Moda Praia passou a ocupar um espaço maior na moda, tornando-se um cout, nesta época começam a surgir os tecidos mais resistentes e apropriados para os banhos de mar e piscina, graças a tecnologia. Começam a surgir ainda todos os complementos em acessórios fazendo parte da composição necessária para o traje: saída-de-praia, sacolas coloridíssimas, chinelos, óculos, chapéus, cangas, tolhas, brincos, pulseiras, colares...

O que defini toda essa intimidade com a Moda Praia é que no nosso Brasil é VERÃO a maior parte do ano e a extensão litorânea invejável que possuímos (são mais de 7.000km de praia!!!) e isso basta para explicarmos por que o Brasil dita moda mundial de tendência no segmento.

Hoje fazemos parte da história das praias, sendo a verdadeira passarela de lançamentos da Moda Praia Internacional.

E nós, da MORENA MALAGUETA viemos para contribuir com essa história tão democrática!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Morena Malagueta agradece seu contato.

Seguir Morena Malagueta

Total de visualizações de página